Glossário de Biologia Molecular e Genética

 

Glossário de Biologia Molecular e Genética

Ácido nucléico: Molécula biológica composta por uma longa cadeia de nucleotídeos. O DNA é formado por quatro tipos de nucleotídeos repetidos aleatoriamente milhares de vezes.

Adenina: Base nitrogenada encontrada no DNA e RNA.

Alelo: Uma das diversas formas alternativas de um gene específico que ocupa uma certa região do cromossomo.

Aminoácidos: unidades fundamentais de uma molécula de proteína. Uma proteína é uma cadeia de centenas ou milhares de aminoácidos. Nosso corpo pode sintetizar a maioria dos aminoácidos a partir de seus componentes (carbono, nitrogênio, oxigênio, hidrogênio e, algumas vezes, enxofre). Entretanto, oito aminoácidos (chamados aminoácidos essenciais) devem ser obtidos através da dieta alimentar.

Biotecnologia: (Definição geral) Utilização de organismos vivos para resolução de problemas e geração de produtos de interesse. (Definição moderna) Conjunto de tecnologias que utilizam células vivas e/ou moléculas biológicas para resolução de problemas e geração de produtos de interesse.

Catalisador: Substância que torna a reação química mais rápida, mas não é modificado neste processo.

Células-tronco embrionárias: Células no início do estágio embrionário que podem se transformar em qualquer tipo de célula diferenciada.

Citosina: Base nitrogenada encontrada no DNA ou RNA.

Clonagem: Isolamento de seqüências de DNA e incorporação destas seqüências em plasmídeos ou

outros vetores para serem inseridos em organismos adequados (bactérias, leveduras) para reprodução. Clonagem também se refere à produção de células geneticamente idênticas a partir de uma única célula mãe. Estas células geneticamente idênticas são chamadas popularmente de clones.

Clone: Célula, conjunto de célula, ou conjunto de indivíduos que contém materiais genéticos idênticos à célula que lhe deu origem e às demais células. Os clones são produzidos a partir de uma única célula mãe, e, portanto, apresenta pouca ou nenhuma variação em comparação com organismos similares produzidos por reprodução sexuada. A palavra clone também se refere a pedaços idênticos de DNA que um conjunto de células (geralmente bactérias) contém.

Códigos genéticos: Sistema de trincas de nucleotídeos nos genes, que codificam os aminoácidos de proteínas. Todos os organismos vivos da Terra utilizam o mesmo código genético.

Códon: Trinca de bases que especificam um aminoácido.

Cromatina: Complexo DNA-proteína encontrado no núcleo.

Cromossomos: Componentes celulares que contém as informações genéticas. Cada cromossomo contém inúmeros genes. Os cromossomos ocorrem aos pares: um proveniente da mãe e outro proveniente do pai. Cromossomos de casais diferentes são visivelmente diferentes.

Crossing over: Processo natural que ocorre durante a meiose, no qual pedaços de cromossomos homólogos são trocados.

DNA (acido desoxirribonucléico): Molécula que é a base do material genético encontrado em todas as células. O DNA carrega as informações genéticas de uma geração para a próxima. Como o DNA é uma molécula muito longa e fina, ele é arranjado em unidades chamadas cromossomos. O DNA pertence a uma classe de moléculas biológicas chamada de ácidos nucléicos.

DNA recombinante (rDNA): DNA que é formado pela recombinação de dois DNAs de origem diferentes.

Endonuclease: Enzimas que clivam um ácido nucléico nas ligações fosfodiéster não terminais. As endonucleases de restrição reconhecem uma seqüência específica de bases ao longo da molécula de DNA e cliva a molécula após o reconhecimento.

Engenharia genética: Técnica de remoção, modificação, ou adição de genes à molécula de DNA a fim de alterar as informações que ela contém. Pela alteração destas informações, a engenharia genética altera o tipo ou quantidade de proteínas que um organismo é capaz de produzir.

Enzimas: Proteínas que aceleram a velocidade das reações químicas. As enzimas são catalisadores que promovem repetidamente as reações sem serem modificadas por elas.

Enzimas de restrição: Enzima que reconhece uma seqüência específica de bases em uma molécula de DNA, e cliva a molécula naquela seqüência ou próximo dela. A seqüência de reconhecimento é chamada de sítio de restrição. Diferentes enzimas de restrição reconhecem e clivam diferentes sítios de restrição. Também são chamas de endonucleases de restrição.

Éxons: Regiões do gene que determina a seqüência de aminoácidos de uma proteína.

Fenótipo: Características observáveis de um organismo, em função do conjunto de genes que possui (seu genótipo). O fenótipo de um organismo se manifesta como resultado de fatores genéticos e ambientais. Assim, organismos que possuem o mesmo genótipo podem apresentar diferentes fenótipos devidos a fatores ambientais. Da mesma forma, organismos com o mesmo fenótipo podem ter genótipos diferentes.

Gel de eletroforese: Processo de separação de moléculas pela migração através de um material semi-sólido (gel), sob a influência de um campo elétrico.

Gene: Unidade de informação hereditária. Um gene é uma seção da molécula do DNA que especifica a produção de uma proteína em particular.

Genoma: Material hereditário da célula.

Genótipo: Característica genética específica de um organismo, em oposição às características reais de um organismo (Veja fenótipo).

Guanina: Base nitrogenada encontrada no DNA ou RNA.

Homólogo: Dois cromossomos são ditos homólogos se carregam alelos para as mesmas características. Em cada célula que contém cromossomos homólogos, cada membro de um par homólogo é derivado de cada um dos pais. Cromossomos não homólogos carregam genes para características diferentes.

Íntrons: Regiões não codificantes dentro de um gene. Eles são transcritos em RNA, mas são removidos por splicing antes da síntese de proteínas.

Ligação peptídica: Ligação química que une dois aminoácidos dentro de uma proteína.

Lise: Rompimento da célula.

Lócus: Posição que um gene ocupa em um cromossomo.

Mapeamento de genes: Determinação da localização relativa dos genes em um cromossomo.

Moléculas biológicas: Moléculas grandes e complexas, como proteínas, lipídeos e carboidratos,

que são produzidas somente por organismos vivos. As moléculas biológicas são normalmente chamadas de macromoléculas ou biopolímeros.

Mutação: Alteração na seqüência de bases de uma molécula de DNA.

Nucleosídeo: Molécula parecida com um nucleotídeo, contendo apenas o açúcar e a base. Nucleotídeo: Composto formado por três componentes; um açúcar (ribose ou desoxirribose),  fosfato, e uma base nitrogenada. Encontrado como moléculas individuais (por exemplo: adenosina trifosfato, a molécula da energia) ou como diversos nucleotídeos ligados em cadeia (ácidos nucléicos como o DNA).

Plasmídeo: Pequeno pedaço de DNA encontrado fora do cromossomo e capaz de se auto-replicar. Os plasmídeos são as principais ferramentas para a inserção de novas informações genéticas em microrganismos e plantas.

RNA (ácido ribonucléico): Assim com o DNA, o RNA é um tipo de ácido nucléico. O RNA se diferencia do DNA em três aspectos: os nucleotídeos do RNA contém o açúcar ribose ao invés do desoxirribose; o RNA contém a base uracila ao invés da timina; e o RNA é uma molécula de fita simples ao invés de uma hélice dupla fita.

Timina: Base nitrogenada encontrada no DNA.

Tradução: Processo que utiliza um RNA mensageiro molde para sintetizar uma proteína.

Transcrição: Processo de utilização de um DNA molde para fazer uma molécula de RNA  complementar.

Transgênico: Um organismo transgênico é aquele que foi alterado para conter um gene de um organismo que pertence a outra espécie.

Uracila: Base nitrogenada encontrada no RNA.

 

 

Autor: Igor Daniel Martins Pereira

Data: 13/06/2011