Mosquitos vetores de parasitismo

21/09/2009 21:53

Por: Cristiano M. Teixeira

Mosquitos como evitá-los? Não respire!

 

Estranho o título, mas a verdade é que quando você respira libera gás carbônico o nosso tão conhecido CO2 . Pois bem, mosquitos são insetos e entre estes existe uma infinidade de formas e comportamentos. Alguns como as libélulas tem uma capacidade visual muito aguçado, assim como o bizarro Louva-Deus. Outros entretanto possuem atributos diferenciados e se especializaram na identificação de substâncias, como se sabe insetos não possuem nariz mas antenas e estas cumprem a função sensorial que permite à estes seres identificar o que há no ambiente a sua volta.

https://naturezaecologica.com/topicos-verdadeiras-e-falsas-sobre-os-mosquitos/

 

Existem vários parasitas que acometem o homem, alguns são endoparasitas e outros ectoparasitas. Mosquitos nesse caso não são ectoparasitas mas são vetores de várias doenças causadas por vírus, protozoários e outros.

Bom, chegamos então a conclusão, mosquitos identificam a presença do seu almoço através do CO2 liberado durante a respiração. Então não adianta apagar a luz, esconder-se atrás da porta, esteja onde estiver, se houver um mosquito por perto ele encontrará você.