Planta Carnívora Gigante Encontrada

21/07/2013 23:12

 

Botânicos descobriram uma nova espécie de planta carnívora gigante nas Filipinas. A planta é tão grande que é capaz não só de pegar insetos mas também ratos ao atraí-los para dentro da sua armadilha natural.

A planta em formato de jarro é a maior entre todas desse tipo já encontrada no mundo.
Durante essa mesma expedição nas Filipinas os botânicos também encontraram estranhas plantas rósea e cogumelos azuis que eles não conseguiram identificar.

Os rumores de que existiam novas espécies de plantas jarro surgiram já no ano 2000 quando dois missionários cristãos


Tentaram escalar o monte Victoria, um pico raramente visitado na região central de Palawan nas Philippines. Com pouca preparação, os missionários tentaram subir a montanha mas ficaram perdidos por 13 dias até serem resgatados antes de serem das encostas.Ao retornarem eles disseram ter visto uma planta jarro carnívora gigante.

Isso aguçou o interesse do explorador inglês de história natural Stewart McPherson da Red Fern Natural History Productions UK além dos botânicos Alastair Robinson e Volker Heinrich.


Os três são especialistas nesse tipo de planta no formato de jarro e têm viajado pelo mundo em busca de novas espécies.

Em 2007, acompanhados de três guias, eles partiram para o monte Victoria em busca da planta exótica. A equipe entrou floresta adentro e encontrou as plantas jarro que são chamadas cientificamente de Nepenthes philippinensis, além de brotos róseos e cogumelos azuis.
 

"Quando chegamos a cerca de 1,600 metros acima do nível do mar, nós vimos uma grande planta jarro,depois mais uma e daí em diante muitas outras.Era evidente que a planta encontrada não era uma espécie conhecida" Relembra McPherson.



Diferente de outras plantas carnívoras, as plantas jarro possuem estruturas tubulares nas quais insetos e outros pequenos animais são presos.

 
 
 
 
Os exploradores acreditam que o fato do lugar ser de difícil acesso vai favorecer a preservação dessa planta. Durante essa expedição eles encontraram também uma planta jarro que embora já fosse conhecida não era vista na natureza há mais de 100 anos.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 Fonte: http://news.bbc.co.uk/earth/hi/earth_news/newsid_8195000/8195029.stm

 

 Publicado em 19/06/2011 por Marília Elisa Rockenbach