A importância de aulas práticas no ensino de Botânica

21/07/2013 18:26

    Atualmente existe consenso entre professores de Biologia, alunos e profissionais envolvidos com a área da educação de que o ensino de Botânica passa por graves problemas na escola básica. Diversos estudos realizados que visam avaliar as metodologias utilizadas por professores de ciências e Biologia e o sucesso alcançado com tais métodos apontam que o que vem sendo feito em sala de aula não é suficiente para o pleno entendimento dos conteúdos básicos de Botânica, causando uma grande defasagem no conhecimento desta importante área chamada de "Cegueira Botânica". 

    Segundo alguns estudos existe grande desinteresse dos alunos pela área o que é preocupante já que geralmente eles têm ou deveriam ter algum contato com a Botânica ainda no ensino fundamental e aprofundar estes conteúdos  no ensino médio. Porém, devido à dificuldade encontrada pelos professores em ministrar aulas interessantes, didáticas e que despertem o interesse dos alunos pela área o conhecimento não é construído ao longo dos anos escolares. 

    O problema é tão intrínseco que observamos o descontentamento com a área de Botânica já no curso de licenciatura em Biologia. Dentre todas as áreas biológicas, esta é a que menos é procurada pelos próprios licenciandos para ser melhor estudade e aprofundada. Esta aversão dos professores, juntamente com outros fatores, reflete o pouco sucesso do ensino de Botânica na educação básica. 

    Muitos motivos tem-se apontado para a ocorrência deste problema. A Botânica é uma disciplina ampla que estuda desde a Morfologia das plantas ( a parte Macro ), até surpreendentes estruturas microscópicas, passando por processos complexos fisiológicos outros mecanismos em nível molecular, essenciais ao entendimento do organismo vegetal. Assim, se faz necessário um estudo aprofundado de tais processos e estruturas o que demanda tempo, local apropriado (laboratório) e equipamentos básicos como microscópio, lupa etc. Paradoxalmente, a Botânica está muito mais presente em nosso cotidiano do que qualquer outra área da Biologia. 

    Uma vez que o professor tenha obtido uma formação satisfatória em sua graduação na área de Botânica, se faz necessário que ele desenvolva métodos cativantes para que este ciclo de desinteresse seja quebrado. Entender a importânica do estudo das plantas é fundamental para o a planificação de aulas atrativas e dinâmicas que sejam importantes para mudar o olhar do aluno para este mundo tão próximo e ignorado dos vegetais. 

    Muitos professores se apoiam apenas em livros didáticos para trabalharem os conteúdos de Botânica. Isso se deve muitas vezes pela falta de laboratórios e equipamentos nas escolas mas, não poucas vezes isso se torna o reflexo da má formação do próprio professor em seu curso de licenciatura e por conseguinte o desinteresse pela área. Quando entendemos a relevância das plantas na vida como um todo, conseguimos desenvolver todo um sentido para o seu estudo. Obviamente as plantas têm fundamental importância econômica para o ser humano. Isso é fácil perceber se pesquisarmos diversos tipos de fármacos, vestuário e alimentação mas, para além da necessidade direta do ser humano, as plantas são a base de toda a vida no planeta pois são as responsáveis pela transformação da energia solar em energia química sem a qual o nosso tipo de vida seria impossível. 

    Tendo como base essa grande importância das plantas para a vida como um todo, o professor pode a partir da riqueza de espécies no próprio entorno da escola, dar início à observação e estudo dos vegetais. Precisamos compreender que independente de equipamentos e laboratórios, a Botânica está presente em todos os lugares havendo assim a possibilidade de haver um "laboratório a céu aberto". 

    Toda metodologia tradicinal, conteudista e tecnicista é extremamente cansativa para alunos e professores e comprovadamente não é suficiente para a aprendizagem da Botânica. A quebra de rotina em sala de aula, com a proposta de um rápido passeio pela escola para simplesmente observar as plantas é um grande passo para promover a aproximação dos alunos aos conteúdos propostos. Buscando sempre enfatizar logo de início que as plantas são vivas e dispõem de mecanismos tão complexos quanto qualquer outro organismo vivo e que a partir deste mundo macro é que parte por parte deve ser estudada. 

    Dentro desta mesma linha de pensamento podemos ainda revelar conhecimentos muito interessantes com aulas práticas no laboratório da escola caso esta o possua. Como muitos professores reclamam da falta de material para ser analisado em laboratório, o melhor a se fazer nestes casos seria aproveitar o que existe na própria escola, sugerindo aos alunos que façam coletas de determinadas plantas para estudadas no laboratório. Com isto, a prática de coleta e o próprio armazanamento do material acaba despertando um olhar de curiosidade nos alunos.

    Outros métodos como os audiovisuais também são bem utilizados e bem recebidos pelos alunos e podem ser recorridos quando assim for necessário. O que realmente importa é desmistificar a área de Botânica e mudar a tendência de afastamento por motivos como memorização de nomes de estruturas e outros métodos tradicionais que tanto foram prejudiciais ao estudo desta área. 

 

PROPOSTAS DE ATIVIDADES PRÁTICAS PARA O ENSINO DE BOTÂNICA

 

Fotossíntese e Célula Vegetal

 

- A alimentação é algo presente na vida todos. Os vegetais são fundamentais para uma alimentação saudável e podem ser estudados a partir desta proposta. A importânica dos vegetais na alimentação. Partindo deste princípio, os conteúdos como fotossíntese e citologia vegetal podem ser trabalhados de forma dinâmica e até mesmo simultânea no laboratório da escola. 

Utilizando-se de vegetais comuns na alimentação, como frutos e folhas, o professor pode dar início à discussão sobre fotossíntese, a importância dos pigmentos (clorofila A, B etc) no processo e aboradar também a esturura celular vegetal: Parede celular, cloroplatos, vacúolo etc. Uma vez visualizando tais estruturas os alunos terão a percepção de que se trata de um processo em nível celular e que a parir dele todo o desenvolvimento do vegetal é possível. Em aulas com propostas interdisciplinares, outros assuntos podem ser tratados como o problema da alimentação no mundo, transgenia etc. 

 

Morfologia e Sistemática Vegetal - Montagem de um Herbário

 

A prática da montagem de herbários como trabalho desenvolvido por grupo ou individualmente é uma ferramente bastante útil para o professor promover o contato direto do aluno com trabalhos a campo o que traz uma grande bagagem de conhecimento em momentos de coleta, armazenamento e organização dos vegetais além de proporcionar maior sociliazação entre os alunos. O professor poderá ensinar as técnicas de coleta, organização, secagem que servirão como práticas construtivas e didáticas. 

 

 

Divisão Celular

 

Para observar a divisão celular, uma aula prática simples com raízes de cebola pode ser desenvolvida em laboratório com auxílio de um microscópio. 

A cebola deverá ser posta por uma semana em água ou qualquer outro líquido com teor ácido ou não para a comparação de resultados. Após este período deve-se:

- Retirar as raízes da cebola e colocar em um recipiente  com a solução fixadora Carnoy , por 2 horas

- Mergulhar em solução de hidrólise ácida por 10 minutos. 

- Mergulhar em Carnoy por 10 minutos

- Colocar na lâmina 

- Retirar o excesso da raíz 

- Pingar 3 gotas de corante Orceína por 6 minutos

- Colocar a lamínula e esmagar levemente

- Analisar na objetiva de 40X

 

Por: Daniela Neris

 

ARAÚJO, G. Botânica no ensino médio. Brasília, 2011. 26p. 

KRASILCHIK, M. Prática do ensino de Botânica. São Paulo: EDUSP, 2005.