Horto Botânico Irmão Teodoro Luis

21/07/2013 22:29

Em 1940, o Irmão Teodoro Luis chegou em Pelotas a convite do Instituto Agronômico do Sul para fundar a sua Seção de Botânica – célula mater do atual Departamento de Botânica.

Na época da criação do Horto, seus recursos naturais eram abundantes e pareciam ser inesgotáveis. Hoje sob responsabilidade da UFPEL, do Instituto de Biologia, do Departamento de Botânica, o Núcleo de Ensino e Pesquisa em Botânica, zela por um verdadeiro tesouro natural. É uma área de preservação permanente, sua regulamentação ocorreu em 1964 ao perceber-se a importância do mesmo para a pesquisa.

Segundo o professor José da Costa Sacco, no local estão representados os quatro tipos fisionômicos principais da formação vegetal maior de Pelotas e arredores: campo arenoso seco, banhado, mata arenícola e mata paludícola. “É uma área não alterada e, sobretudo no que se refere às formações florestais, sua estrutura primária permanece intacta”, observa. É até hoje um local bucólico, que serve de visitação para alunos dos ensinos básico e universitário de Pelotas, atende à pesquisa e serve de habitat para múltiplas espécies.

Funcionamento: A visitação ao Horto Botânico poderá ser agendada através de sua coordenadora, a profa. Leila Macias (lmacias@uol.com.br).