Simbiose Inusitada

26/05/2011 21:55

Por: Cristiano M. Teixeira

 

Como assim? Salamandra Fotossintetizante?

 

Pesquisadores da Universidade de Dalhousie apresentaram algo surpreendente em estudo publicado na revista Proceedings, da Academia Nacional das Ciências. Trata-se de um peculiar caso de mutualismo onde os personagens são uma salamandra e uma alga verde. Situações semelhantes são observadas em invertebrados mas até agora não se tinha conhecimento de algo do tipo ocorrendo com um vertebrado.

Salamandras são lisanfibios e como tais, apesar de apresentar um sistema imunológico não muito eficiente podem de certa forma impedir que corpos estranhos invadam e se instalem em seu organismo, no entanto este caso é deveras peculiar, pois a alga consegue driblar as defesas da salamandra ainda no período embrionário do urodelo, as algas penetram nas células do embrião e lá se desenvolvem tranquilamente até a fase adulta da salamandra. Apesar de tanto drama envolvido, na verdade esta é uma relação de alto beneficio para ambos. A salamandra obtém um suprimento de oxigênio em níveis adequados, as algas eliminam os excessos de nitrogênio durante o período embrionário, facilitando o desenvolvimento das salamandras  e estas em contrapartida proporcionam nutrientes e proteção às algas.

Fonte: https://jornalciencia.com/index.php?option=com_content&view=article&id=648:salamandra-possui-algas-vivendo-em-harmonia-dentro-de-seu-corpo&catid=129:animais&Itemid=512