Aulas Práticas
COLORAÇÃO COM LACTOFENOL AZUL ALGODÃO
a) finalidade: O método de coloração com Lactofenal Azul Algodão é usado para preparar exame microscópico de colônias de fungos. É uma técnica que tem a finalidade de visualizar o micélio vegetativo e reprodutor de um fungo filamentoso, como também as características da célula vegetativa e reprodução por brotamento de leveduras.
b) técnica:
1. Colocar uma gota de lactofenol azul-algodão sobre a lâmina.
2. Retirar pequeno fragmento da cultura de bolor ou uma alíquota da cultura de levedura, utilizando alça ou fio de platina.
3. Colocar o fragmento da cultura ou a alíquota de levedura sobre a gota de lactofenol.e homogeneizar.
4. Cobrir com lamínula e examinar ao microscópio nas objetivas de 10 e 40 vezes.
Desenhar as estruturas observadas;
c) Interpretação: Na coloração com lactofenol azul algodão é possível observar que existem dois tipos morfológicos de fungos: as leveduras e os filamentos (bolores ou micélios). As leveduras são unicelulares e podem ter diferentes formatos (oval, circular, naveta, etc) e se reproduzem por brotamento ou por fissão. Os bolores são fungos filamentosos possuindo hifas septadas ou não septadas. Na sua reprodução assexuada, é possível visualizar no micélio vegetativo os clamidósporos e artrósporos, e no micélio reprodutor, os esporos endógenos (esporangiósporos) em esporângios (estrutura fechada) e esporos exógenos (conidiósporos, também denominados simplesmente conídios ou conídias) em conidióforos. A vantagem desta técnica é de ser fácil e rápida a sua preparação, e a desvantagem é que em muitos fungos não se observa os órgãos de frutificação.